sábado, 6 de junho de 2009

Saudações Destras

Não nos incomoda dizer que o mundo é bom. Se esperamos ser perfeitos para sermos felizes, de onde nos vem o esforço da procura? Esta é constante mas não deixa de ser gratificante.
.
Não nos incomoda dizer que vale a pena tentar, que a política não é um bicho, somos nós, humanos. Age tanto quanto agimos. É tanto quanto somos. Se age pouco, é porque não agimos muito. Mas se é tanto, é porque somos ainda mais.
.
Não nos incomoda que o mundo tenha problemas. Quem não os tem? É precisamente o olhar sobre esses problemas que nos permite confiar.
.
Incomoda-nos, sim, que se julgue que o mundo não pode ser melhor.
.
Incomoda-nos que haja a quem lhe baste o seu próprio bem-estar.
.
Incomoda-nos, por fim, que a solução seja a destruição e não a superação.
.
Acreditem que a política se faz mais de pessoas do que de políticos. Afinal, todo o gesto é política em construção. Quem se isola, quem se alheia, escolhe contentar-se com este lar. Sim, escolhe. É nossa a escolha. Há que escolher e assumi-lo. O mundo não evolui em nome do progresso, mas em nome das pessoas capazes de distinguir entre o bom e o mau progresso. A evolução, mais longe do que o progresso, é um regresso. Às vezes custa mais voltar atrás do que seguir ir em frente. Não esqueçamos o passado. Recuperemos o bem que houve, ultrapassemos os erros. Só assim se faz presente o passado e futuro o presente. A Democracia Cristã, com o seu característico conservadorismo, se combinada com o espírito criativo que todos, sem excepção, temos, será porventura um bom caminho. Arrisquemos.
.
A obra é grande mas nós somos muitos. Não somos só dois, mas sempre só mais dois. Contamos connosco, mas contamos também convosco. Agradecemos o voto de confiança dos seguidores que sem o ser já o são. Comprometemo-nos, perante estes e possíveis futuros, a estar atentos ao mundo, não com tristeza, mas com alegria consciente. Consciente de que há problemas e consciente de que, acima de tudo, a ressurreição tem a última palavra. A humanidade não sobrevive sem testemunhos da alegria confiante.
.
Vamos, com a frequência que nos for possível, fazer entrevistas, revisitar espaços, apresentar pessoas, comentar a actualidade e expor filosofias e lemas, pedagogias e temas. Estamos, claro, abertos a sugestões. Não é para nós que criamos este Espaço, mas para todos os que por cá passarem. Leiam, participem, comentem, divulguem e sintam-se incluídos em mais um dos milhões de Espaços Novos, cheios de vidas e movimentos quase nunca paralelos. É que em comum há sempre uma vontade profunda, feita de esperança e de criatividade. Seja a vontade empenho e venham a arte e o engenho.
.
Levantemo-nos das nossas cadeiras ou deixemo-nos estar sentados. Mudemos a direcção do olhar, ou mantenhamos os olhos firmes. Cada um é o que é e cada qual está onde está. Com o que somos, onde estamos, tornemo-nos homens ao serviço deste mundo ansioso por transbordar alegria, justiça, dignidade e confiança. E certeza de que o futuro se constrói. Estamos presentes!
.
.
Francisco e Leonor

2 comentários:

  1. O que se quer é gente culta e conhecedora que intervenha na sociedade com as suas ideias e reflexões sobre a política!
    Hoje temos a primeira oportunidade deste ano para mudar!
    Parabéns!

    ResponderEliminar