segunda-feira, 8 de junho de 2009

Veni, Vidi, Vici



É certo que no âmbito europeu já se esperava uma vitória, embora não tão clara, do Grupo Partido Popular Europeu, mas em Portugal a tendência parecia ser contrária. As sondagens previam uma vitória do Partido Socialista, afirmando também que o Centro Democrata Social iria ter entre 2%-4%. A verdade é que não só o Partido Socialista perdeu para o Partido Social Democrata como o Centro Democrata Social conseguiu cerca de 8.5% elegendo 2 eurodeputados, contrariando, assim, as previsões que não anunciavam mais do que 1.

Inevitavelmente, reparamos que a Direita portuguesa cresceu. O PSD e o CDS superaram as expectativas. É mais do que uma derrota histórica do Partido Socialista, que perdeu 5 deputados no Parlamento, mas acima de tudo uma vitória da Direita. Os portugueses e os europeus confiam! O resultado é animador e devolve-nos a esperança!

Há, no entanto, uma realidade paralela que também nos deve fazer reflectir - o crescimento da extrema-esquerda em Portugal(Trotskistas, Maoístas, Anarquistas e Marxistas). O Bloco de Esquerda conseguiu eleger o terceiro eurodeputado, contrariando a Europa com uma subida da extrema-direita, principalmente em Inglaterra e Holanda com eleição de deputados europeus. Será aqui que se juntam algumas vozes descrentes do Socialismo? Será que quem votou ontem no BE acredita neste partido, ou sente apenas um grito de revolta que não sabe onde soltar? Será a confiança ou a desconfiança, a crença ou a descrença que move o Bloco de Esquerda?

Dúvidas à parte, venham as certezas. Este foi um dia importante. A Europa venceu. Venceu com o voto de confiança no PPE, com o voto de confiança num líder importante e que corresponde às expectativas dos europeus. Agora estamos certos de que os europeus reconhecem no Partido Popular Europeu um partido forte e que une a Europa. Os Partidos Socialistas perderam nos países em que governam (Espanha, Inglaterra e Portugal) mas a Democracia Cristã, instalada em França, Itália e Alemanha, ganhou. A vitória do PPE é grande e é histórica. Não nos vamos esquecer.


O PPE-ED ganhou na Europa nos principais países:
· Inglaterra
· Alemanha
· França
· Itália
· Bélgica
· Espanha
· Portugal
· Holanda
· Áustria
· Luxemburgo
· Irlanda
· Polónia
· Eslováquia
· Letónia
· Lituânia
· Chipre
· Outros

263 Lugares no Parlamento Europeu



Para mais informações sobre o programa dos próximos 4 anos do “EPP Group”: http://www.europes-driving-force.eu/epp-ed-and-epp/default.epp?language=en







Derrota Socialista e Vitória da Direita – Uma Direita por Portugal e pela Europa!

39 comentários:

  1. Em Portugal, e um pouco por toda a Europa, venceram os partidos de centro-direita, independentemente de estarem ou não no Governo.
    Mas em Portugal o cenário é um pouco diferente: estamos a escassos meses de eleições legislativas e, apesar de vermos que o PSD mostra uma tendência clara de crescimento, assusta-me o problema da ingovernabilidade. Por um lado, o PS não irá conseguir maioria absoluta. Se vencer, terá de se coligar com a extrema esquerda, o que é alarmante. O PSD também não conseguirá a maioria absoluta, de que o País precisa. Somados os votos de PSD e CDS, verificamos que os partidos da direita em Portugal (a julgar pelos resultados das Europeias) têm 42%.
    Espero que os portugueses tenham consciência de que isso não chega. E de que o voto à esquerda do PSD é muitíssimo perigoso.
    Começa agora um período duro de trabalho por parte de PSD e CDS. Há que alertar os portugueses para que é possível que, além da crise económica (e social) pode juntar-se uma grave crise política. E estou convicto de que os portugueses, como os outros povos europeus, estão conscientes de que essa crise política só pode ser vencida com votos à direita. Digo, à direita do PS. Que, em 12 anos de Governo nos últimos 15, levou o país, primeiro, ao pântano e agora ao pantanal.
    Acreditemos e confiemos nos portugueses.

    ResponderEliminar
  2. O voto da extrema-esquerda em Portugal surge agora como alternativa a quase todos os partidos, principalmente o PS. O PSD e o CDS não podem deixar que este sentimento alastre, é necessário criar medidas de forma a dinamizar estes partidos para, assim, aumentarem a sua militância... Estamos juntos neste caminhada por Portugal!

    ResponderEliminar
  3. Uma grande noite, a de domingo. A Direita consegue chegar aos 40% e sente-se algo de novo na actualidade política, é possível derrotar Sócrates.
    Porém, não nos podemos deixar cair nas euforias e pensar que tudo está feito. A nível europeu, contribuímos para dar às pessoas certas, a maioria e garantir praticamente a reeleição de Durão Barroso, a nível nacional, trouxemos esperança, contudo, a vida dos portugueses continua dificil, o desemprego, a precariedade, a falta de soluções para o jovens, o "cancro" que é a nossa educação, a falta de rentabilidade das pescas e da agricultura, a insistência em projectos megalomanos continuam a existir.
    Temos, então, de juntar esforços e garantir que quando for para as legislativas, a governabilidade voltará ao PSD e ao CDS, evitando também que a extrema esquerda, os comunistas dogmáticos e os comunistas do caviar, voltem a ter 20% dos votos.
    Na noite de domingo, lembrei-me de três pessoas que concerteza estarião muito contentes com estes resultados, Francisco Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa e Francisco Lucas Pires, grandes líderes que deixaram uma visão certa sobre a social democracia e a democracia cristã.
    Não esqueçamos os seus ensinamentos, e com eles, preparemos um futuro próspero para nós e para os que a nós se seguirem, pois "um político pensa nas próximas eleições, um estadista, nas próximas gerações".
    Viva Portugal! Viva a Europa!

    ResponderEliminar
  4. A noite foi triste. Uma baixa brisa roçava a pele e murmurava o derradeiro e infeliz resultado: O PSD tinha ganho. A Direita que nos colocou nesta recessão económica global tinha triunfado.
    Da Direita à Esquerda tentaram monopolizar estas eleições EUROPEIAS de maneira a atingir o governo.
    Admito que Vital Moreira foi um péssimo candidato para combater Paulo Rangel e Nuno Melo mas esta derrota assumida frontalmente pelo Partido Socialista será única neste ano eleitoral.

    É fácil para o PSD criticar tudo mas esquecem-se que o défice orçamental ia nos 6,8% do PIB, politicas sociais não existiam, segurança social e Serviço Nacional de Saúde em total falencia!
    Esta Direita que agora diz que o Estado paga atrasadamente as Empresas paga muito mais cedo do que em 2005 no Governo PSD/CDS-PP e mesmo assim continuamos a baixar!
    Modernizamos o país, melhoramos escolas, hospitais, centros de saude rede de cuidados continuados. Plano Tecnológico, Simplex, Reforma da Administração Pública.

    Se existe Partido mais Progressista é o Partido Socialista da Esquerda Democrática!
    Viva a Europa Social!
    Viva Portugal!
    Viva o Partido Socialista!

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente a direita aumentou.
    Quem nela votou deve achar que é o melhor para se fazer, mas não.

    Direita não é da frente popular, direita não quer saber das liberdades de cada um. Quer criar um mundo maravilha onde tudo é regido por leis e "normas" sociais.

    É só pensar no casamento homossexual. Mudam-se os tempos e as vontades, é preciso mudar o conceito de família, além do mais somos nós humanos que o fazemos.
    É só pensar nas teorias existencialistas, e principalmente em Nitszche e percebemos que Democracia Cristã não existe.

    E valores imutáveis, puras mentiras. Somos nós que construímos o futuro e somos nós que nos criamos.

    "A existência precede a essência" (espero que resuma o que penso)

    ResponderEliminar
  6. Custa-me crer que haja muita gente como vocês (joão e jacques) Custa-me também a crer que digam que a direita é retardada logo as pessoas que nela acreditam também o são. Custa-me mas acredito que existam... o que não acredtio, porque confio um pouco mais na vossa inteligência, é que digam que o conceito de familia de uma democracia cristã existente (não como diz o jacques que não existe porque um filósofo assim o disse)é falso e que também que evoluir! Quem sabe, talvez sejam vocês que estam a ficar retardados ou simplesmente a acharem que ser revolucionário com ideias novas, mas que o que trazem de novo é mau para a sociedade, é divertido e "temos é de defender as pessoas e a sociedade". Até que ponto o aborto é defender uma sociedade ou acreditar nessa sociedade? Até que ponto é que legalizar o casamento de homosexuais é acreditar na sociedade? Até que ponto é que legalizar as dorgas leves é acreditar na sociedade? Não será tudo isso regredir em relação ao que já evoluimos e já criámos desde 25 de Novembro de 1975? Dede que existe Democracia?! Agora preguntam-me: "ah mas acreditas nesta direita?" e eu respondo "claro, mas acredito ainda mais que vai evoluir e que vamos aprender a viver em sociedade com melhor educação (que tanto falta no país), com mais segurança e com mais responsabilidades... Acredito em Portugal e acredito que tanto o PSD como o CDS podem e vão conseguir mudar e principalmente melhorar o País! Desde quando é que pensar em Aborto ou Casamento Gay ou Drogas é mais importante do que EDUCAÇÃO SEGURANÇA e ECONOMIA? Como podemos deixar que as pessoas votem num programa eleitoral que promete isso contra um programa que nos explica o que vai fazer para combater a crise sem no aumentar os impostos ou criar dividas brutais para as gwerações futuras? Será sensato pensarmos assim? Pensamento típico de uma esquerda que se auto-denomina avançada mas à qual chamo de retrogada...

    ResponderEliminar
  7. podia comentar o texto analizando promonorizadamente os resultados das eleições, que são muito mais complexos do que como tu os expuseste. e explicar em quanto é que eu discordo contigo
    Mas tou sem paciencia, e também sem tempo. aproveito só para dizer que me assusta o crescimento da extrema direita na europa: será que os direitos humanos voltarão a ser brutalmente violados como aconteceu no passado?

    Bem, se assim acontecer, cá estaremos para os combater. Os que fazem politica, digo eu

    ResponderEliminar
  8. Acho interessantíssimo a esquerda ter apregoado este tempo todo os malefícios das políticas de Direita, que esta crise não era mais do que frutos do neoliberalismo ou do que lhe quisessem chamar. Mas, afinal, nas eleições, os europeus optaram pela Direita (quer o Governo fosse de esquerda ou de direita). E esta é, para mim, a grande conclusão a tirar das eleições, a par da recredibilização do PSD e da reaproximação entre o PSD e os Portugueses.

    A propósito da disucssão que o António Lopes da Costa levantou, queria sublinhar o papel dificílimo que o PR vai ter... Sinceramente, não me parece que Cavaco Silva viabilize um Governo do PS com a extrema esquerda, nem imagino tão-pouco Sócrates a partilhar o poder seja com quem for. O que é certo é que haverá provavelmente uma situação de ingovernabilidade, quanto mais não seja por termos um governo de maioria relativa (também me parece muitíssimo difícil uma maioria absoluta do PSD).

    ResponderEliminar
  9. Gustavo, duvido que esse "CHE" que tens no teu nome seja de Ernesto Che Guevara.. Duvido porque te preocupas com os Direitos Humanos (e todos sabemos o que ele fez, ou neste caso não fez, em relação a isso).

    Mudando de assunto preocupas-te com a extrema direita (também me preocupo) mas pensares na extrema-esquerda que cresceu de uma forma estupidamente grande nestas eleições? Pensa nisso, pensa no que foi o "governo" do Partido Comunista Portugês entre 25 de Abril de 1974 até 25 de Novembro de 1975, pensa no que seria um governo extremista da esquerda em Portugal, pensa nisso porque a Democracia está muito mais ameaçada com a extrema-esquerda do que com a extrema-direita, pelo menos por agora...

    Custa-me acreditar que pessoas que fazem comentários a dizer mal de uma direita que tenta criar mecanismos para superar a crise enquanto muitos continuam a acreditar numa estrema-equerda que iria levar o País à ingovernabilidade e à instabilidade...

    ResponderEliminar
  10. Claro que as drogas, casamentos homossexuais ou aborto são mais importantes que economia ou educação.
    Mas também não são menos.
    Direitos iguais para toda a gente. Justiça na economia, justiça na educação, justiça nos direitos para todas e todos.
    E é por isso que o crescimento da Esquerda é importante. E só espero que continue a crescer, não só em Portugal mas também na Europa e no Mundo.

    ResponderEliminar
  11. Desculpe se a menina entendesse do que a política trata, de tentar encontrar a melhor forma para atingir os fins governamentais, iria perceber que a igualdade para todos não se trata disso... Mas será inútil contrariar alguém com palas nos olhos

    ResponderEliminar
  12. Casamentos homossexuais não é igualdade para tod@s?
    Despenalização do aborto não é igualdade para tod@s?
    Legalização das drogas leves não é igualdade para tod@s?

    Casamento: porque é que uma pessoa não se pode casar só porque tem uma orientação sexual?

    Aborto: porque é que uma mulher não pode abortar por ter menos dinheiro, e portanto, não tem dinheiro para pagar um aborto em clínicas privadas ou ir a Espanha e teria que abortar em péssimas condições, correndo riscos de infecções, etc?

    Drogas: mais uma vez a questão do quem tem dinheiro e quem não tem. Os ricos têm acesso a "boa" droga e os pobres não, arriscando-se a consumir coisas que não são aquilo que eles queriam obter.
    Para além de que legalizar as drogas iria ser melhor em termos económicos, haveria maior controlo e podia haver muito maior e melhor informação sobre os efeitos que as drogas podem ter na saúde...

    ResponderEliminar
  13. *só porque tem uma orientação sexual diferente?

    ResponderEliminar
  14. e corrijo: Claro que os casamentos homossexuais, aborto ou drogas NÃO são mais importantes que a economia ou a educação.
    Mas também não são menos.

    Creio que este erro possa ter gerado alguma confusão.

    ResponderEliminar
  15. Até que ponto é que legalizar o casamento de homosexuais é acreditar na sociedade?

    (não como diz o jacques que não existe porque um filósofo assim o disse)


    Antes demais quero responder a um comment, que passo a citar “não como diz o jacques que não existe porque um filósofo assim o disse”, não o acho porque um filósofo assim o disse, pois assim cairia numa contradição porque se fosse afirmar como verdadeiro tudo o que dizem os filósofos era só citar Descartes para criar uma falácia no discurso (sendo este religioso e Sartre não), cito para melhorar o meu comment e tentar ser o mais explicativo possível. E a igreja? Que usa a bíblica sem sequer pensar? Ao menos pensei e reflecti o que defendo demonstrando-o por uma frase excelente para o propósito, por acaso é de um filósofo, podia ser um poeta. =)

    “Até que ponto é que legalizar o casamento de homosexuais é acreditar na sociedade?”

    É acreditar sim, pois a vontade que têm em criar valores transcendentes é no mínimo retrógrada. Pois não há valores transcendentes ou imutáveis, basta ver a evolução que estes mesmos tiveram ao longo dos séculos.
    Essa ideia vem da doutrina socrático-platónica e esta foi usada pela igreja (quase que uma falsa analogia, pois ambos viveram antes de Cristo), e vingou ao longo dos anos.
    Legalizar o casamento é uma evolução do conceito de família, uma evolução necessária e obrigatória, como foi modificado pela feministas.

    “Não será tudo isso regredir em relação ao que já evoluimos e já criámos desde 25 de Novembro de 1975? Dede que existe Democracia?!”

    Não! Não será voltar atrás, será evoluir. Se querem drogas leves que problema isso trará a quem não fuma?
    Casamento Homossexual? Que impedimento trará isso a quem não é homossexual?
    Querem prender-se na transcendência? Isso segundo Nietszche (e apenas o cito para irritar quem me atacou) é um niilismo!
    Seriamente não percebi o problema do casamento homossexual… É por ser diferente do vosso conceito de família? Que família defendem vocês? Digam-me!
    “Desde quando é que pensar em Aborto ou Casamento Gay ou Drogas é mais importante do que EDUCAÇÃO SEGURANÇA e ECONOMIA?”
    E o estado de direito apenas assenta nesses 3 tópicos? Acho que pelo menos faltará os Direitos de cada um… Algo que já vem do século passado, e que com muito suor em França se conseguiu começar a luta pelos direitos…
    “Pensamento típico de uma esquerda que se auto-denomina avançada mas à qual chamo de retrogada...”
    Você lá sabe o que acha, eu não acho, e lutarei pelos direitos individuais de cada um.
    “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:12
    (já não cito um filósofo, cito a bíblia =D)
    “Desculpe se a menina entendesse do que a política trata, de tentar encontrar a melhor forma para atingir os fins governamentais, iria perceber que a igualdade para todos não se trata disso... Mas será inútil contrariar alguém com palas nos olhos”

    Não se trata? Desde quando?
    Claro que as questões económicas são importantes mas isso é uma questão que não discuto por não ser o meu forte e nem gostar de falar disso.
    Falo das liberdades individuais. A liberdade consiste em agir conforme nos parece mais sensato, mas esta liberdade termina quando invadimos a liberdade alheia.
    Ora diga-me onde o casamento homossexual invade a sua liberdade? (e não aceito respostas homofóbicas, pois isso não é invadir a sua liberdade, é criar estereótipos e consequentemente preconceitos) Diga-me onde as drogas leves para quem o deseja invadem a sua liberdade?
    Vai me responder baseado na “pseudo” moralidade socrático-platónica? (já não digo católica pois ela baseou-se tanto neles).
    Vai-se basear no “transcendismo” exagerado que defende?
    Diga-me onde dois seres homossexuais casad@s interfere na tua existência?

    “A verdadeira liberdade é podermos tudo por nós” Montaigne
    (mais uma citação, é sou fanático por citações)

    ResponderEliminar
  16. Faltam as aspas na 1ª citação que usei.
    Desculpas pelo lapso.

    ResponderEliminar
  17. Os temas que alguns de vocês trouxeram para aqui só demonstram o populismo de esquerda. Numa altura em que existem mais de 500 000 desempregados, empresas em risco de falência, trabalhadores em lay-off, PME's em crise devido à falta de apoio governamental, insegurança nas nossas ruas, a educação de pernas para o ar, a despesa pública que assume quase 100% do PIB, a decadência em que se encontra a nossa agricultura, etc... E o vosso tema qual é!? Tipicas manobras de populismo do mais baixo nível, pensam que é assim que têm credibilidade com este discurso de despenalização de tudo, de liberalização da sociedade, enfim. É certo que os direitos e liberdades de cada um são intrisecos, porém, isto são manobras de distracção para a sociedade, isto é, tentam lançar estes temas, pois sabem que vão ser mediáticos e entrentanto as condições económicas e sociais dos portugueses ficam para trás. Uma sociedade que se quer evoluída não pode dispender tanto tempo com questões de dispersão.
    Este é o discurso da esquerda folclore que não leva a lado nenhum. Expliquem-me, qual a importância de legalizar as drogas leves? Não tem. Dizem, que diminuiria o crime e tornaria o acesso mais fácil a todos de produtos de melhor qualidade?! Mas como é que podem conceber estes estes parâmetros?! Haverá qualidade em qualquer género de droga?!
    Outro ponto, é bastante criticado o facto de a direita criar estereotipos acerca de tudo o que "mexe" com valores, o que está errado. A direita apenas conserva os seus valores e defendo-os, não é cata-vento. Estereotipos tem a esquerda em relação à direita.
    Agora digam-me, existe em Portugal extrema-esquerda preocupada com a ingovernabilidade que se está a instalar?! Não. Pois não querem ter responsabilidades, é melhor estar sempre do lado de fora, a criticar e a organizar comícios. É esta falta de responsabilidade que caracteriza individuos como o Louçã, ele nunca estaria disposto a largar o discurso populista.
    Para certos actores políticos é mais giro estar do contra e maravilhar as pessoas com demagogias e manobras do género - Gays(SIM), Aborto (AOS MILHARES) e Drogas(PARA TODOS E DE BORLA) - que em nada resolvem os verdadeiros desafios que se colocam ao país.

    ResponderEliminar
  18. "Tipicas manobras de populismo do mais baixo nível, pensam que é assim que têm credibilidade com este discurso de despenalização de tudo, de liberalização da sociedade, enfim. É certo que os direitos e liberdades de cada um são intrisecos, porém, isto são manobras de distracção para a sociedade, isto é, tentam lançar estes temas, pois sabem que vão ser mediáticos e entrentanto as condições económicas e sociais dos portugueses ficam para trás."

    Não são manobras, eu já disse num comment anterior que questões económicas não são o meu forte. Há na esquerda quem dê primazia às questões económicas, eu simplesmente não, não podemos todos trabalhar no mesmo não é?

    "A direita apenas conserva os seus valores e defendo-os"

    De onde vieram estes valores transcendentes?

    "Pois não querem ter responsabilidades, é melhor estar sempre do lado de fora, a criticar e a organizar comícios."

    E ainda dizes tu que nós é que criamos estereótipos face à direita.

    "maravilhar as pessoas com demagogias e manobras do género - Gays(SIM), Aborto (AOS MILHARES) e Drogas(PARA TODOS E DE BORLA) - que em nada resolvem os verdadeiros desafios que se colocam ao país."

    Não é demagogia é direitos essenciais a cada cidadão.

    E reforço tudo o que disse mais uma vez por achar essencial na questão das liberdades e direitos individuais.

    ResponderEliminar
  19. Ai moço, vê-se mesmo que não sabes do que falas.
    Primeiro, quem trouxe esses assuntos foi o Francisco para atacar a esquerda.
    E dps, claro que nos preocupa o problema da ingovernabilidade. Como deves saber, nos últimos anos, o único governo que se manteve sem maioria absoluta foi o Governo de Guterres.
    E a maioria absoluta nem sempre é a solução para a governabilidade, basta ver o governo de Santana Lopes (PSD em coligação com o CDS).
    E mais do que pensarmos em maioria absoluta por qualquer um destes partidos, é preocupante a hipótese de um bloco central...
    Como vês, nada do que dizes é chinês para mim.
    "Agora digam-me, existe em Portugal extrema-esquerda preocupada com a ingovernabilidade que se está a instalar?! Não. Pois não querem ter responsabilidades, é melhor estar sempre do lado de fora, a criticar e a organizar comícios. É esta falta de responsabilidade que caracteriza individuos como o Louçã, ele nunca estaria disposto a largar o discurso populista."

    Discurso populista? Irresponsável? O problema é que o Bloco se preocupa com assuntos com que mais nenhum partido se importa. Mas não deixa de se preocupar com outros assuntos. Vocês querem continuar a caracterizar o Bloco como um partido de "causas fracturantes". Mas vais ver, se quiseres abrir os olhos e não te seguires apenas pelos preconceitos associados ao Bloco ou à Esquerda, muitas mais propostas em vários assuntos: Educação, Saúde, Economia e muito mais. Apenas não deixámos para trás todas as reivindicações que nos caracteriza: igualdade de género, legalização das drogas leves (e isso jamais significaria drogas para tod@s e de borla), igualdade independentemente da orientação sexual...
    Abortos aos milhares? ninguém que eu conheça o defende. Eu não defendo isso. Defendo a liberdade de escolha, o poder optar sem a perseguição das mulheres que o fizeram, seja porque razão for.
    Deverias informar-te mais do que é a Esquerda em Portugal e quais são as suas propostas, antes de mandares bitaites e te deixares levar por estereótipos e mandares bacoradas como as que mandaste.
    Se criticamos e formamos a oposição é porque não concordamos com o que os políticos que estão no poder fazem.
    Mas quem me dera que não houvesse razões para criticar...

    ResponderEliminar
  20. e defender as causas não significa "participar" nelas.. ou tu achas que toda a gente de esquerda consome drogas? ou que todas as mulheres de esquerda já abortaram? ou que todas as pessoas de esquerda são Gays/Bis/transexuais?
    portanto não acredito que penses que o que a esquerda quer é abortos aos milhares, que todo o mundo seja gay ou que haja droga por todo o lado...

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. E aqui está um exemplo que a esquerda não é populista.

    A Inês soube, bem, falar de questões governabilidade.

    O problema é que vocês desejam separar a política dos direitos, querem ver a política apenas como questões económicas e similares, ponto de vista que creio piamente ser tendencioso.

    ResponderEliminar
  23. http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=14&id=378&Itemid=64

    http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=14&id=350&Itemid=64

    Aqui estão alguns links interessantes para economia. É verdade, não é um tema que domine mas pelo qual me interesso bastante.
    E falemos de trabalho e precarieadade por exemplo... Não há esquerda a falar destes assuntos? Basta ligar a televisão por 5 minutos...
    Ou para facilitar a procura, no youtube podem ver vários filmes relacionados com todos estes temas, referidos nos posts acima. basta porem esquerda.net
    Podem pegar em várias coisas para atacar a esquerda, há coisas que, com certeza, não concordamos, temos pontos de vista diferentes.
    Não me venham é dizer que a esquerda só se preocupa com as tais "causas fracturantes"

    ResponderEliminar
  24. E tbm se se ligarem ao canal do parlamento tbm podem ver o PCP a falar dos assuntos virados para economia, trabalho, etc.. Afinal a esquerda não se resume ao bloco. ou ler os seus manifestos e programas eleitorais.

    ResponderEliminar
  25. Sabem o que é que eu sei? Vamos regredir um pouco antes da crise rebentar e reafirmo, crise originada por Teoria Neo-Liberais!!! que nos EUA à cerca de 80 anos foi combatida com politicas de esquerda e sociais de Roosevelt e Keynes!

    Voltando ao assunto: Eu vejo hoje Portugal classificado como mais Competitivo que a Espanha, Grécia e Itália e comparando com o ano de tomada de posse aumentamos revertendo assim o o rumo que íamos.

    Simplificamos a Administração Pública(SIMPLEX que foi recomendado pela OCDE!), diminuímos a despesa publica, o défice orçamental e mesmo assim aumentamos as politicas sociais na área da educação, saúde e emprego!.

    Salvamos o Serviço Nacional de Saúde e a Segurança Social!

    Investimento Público em diversas áreas: Energias Renováveis ( que atenuam a Divida Externa - Bandeira da Direita e ao mesmo tempo criamos postos de trabalho - Manuela Ferreira Leite líder PSD esta contra o programa de Barragens), Plano Tecnológico e Redes de Nova Geração as escolas hoje estão melhor equipadas para ensinar os alunos mais e mais pessoas tiveram acesso à Internet.

    Não sou Socrático mas sou realista e o pais não quer mais Governação do PSD. Admito que possa haver remodelações para o próximo mandato como a descentralização principalmente na Área do QREN ( Agricultura e Pesca) por exemplo.

    Manuela Ferreira Leite duplicou o défice e não melhorou o país e quando foi Min da Edu na era Cavaquista destruiu totalmente a Educação em Portugal!

    Quanto à questão de governabilidade é bastante simples: Nova Maioria Absoluta do PS, pode ser uma ilusão mas é o rumo mais progressista que hoje se vê!!

    ResponderEliminar
  26. Plenamente de acordo com a tua leitura.
    A Europa virou à direita. É pena que Portugal não consiga, mesmo nas urnas, acompanhar os congéneres europeus.
    A nossa vizinha Espanha acompanha-nos nesta "solidão", nesta aparente vantagem da esquerda. Curiosamente, são provavelmente os dois países que mais sentiram a crise e que mais tempo vão demorar a ultrapassá-la.
    Era importante que os portugueses percebessem os riscos que correm se não derem uma maioria confortável ao centro-direita ou se derem maioria relativa ao PS. Porque, se esta segunda possibilidade acontecer, corremos o risco de vermos uma esquerda extrema e radical a governar.
    Estou convicto de que os portugueses, como fizeram no passado domingo, vão confiar a vitória ao PSD. Com ou sem maioria. Só assim o país será governável.
    Caso contrário, continuariamos a navegar no pântano, que é fruto de demasiados anos de governações falhadas do Partido Socialista.

    ResponderEliminar
  27. Ah. E não ligues a certas ignorâncias. Confesso que não tive paciência para ler muitos comentários. Recomendo apenas à Inês que compre um Código Civil e leia o que diz o artigo 1577º.
    A ignorância deveria ter limites, não?
    Como é possível alguém defender que as drogas não são menos importante que a economia e que a educação?
    Bem dizia o outro..."está tudo louco, está tudo louco".

    ResponderEliminar
  28. Estamos a falar no abstracto...
    A questão é que não deves deixar as liberdades individuais e questões sociais de lado como a maior parte dos partidos deixa.
    Como estudante, interesso-me bastante pelas politicas de educação, principalmente quando os sucessivos governos adoptam politicas como estas, que só a destroi.
    Na politica não podes dizer o que é mais ou menos importante. Há aspectos que tocam mais a uns do que outros. A Educação irá tocar mais aos estudantes e professores e menos aos outros trabalhadores. As questões do trabalho afectará mais trabalhadores e menos os estudantes.
    Há assuntos que irão interessar a mais umas pessoas que outras.
    Por isso é que é importante relativizar... E é por isso que eu digo que não são mais (ou menos) importantes.

    Então eu aconselho a leres os artigos 13 e 36 da CRP (Constituição da República Portuguesa).

    E defendo, obviamente, que a noção de casamento civil deverá ser alterada.

    ResponderEliminar
  29. 'Che' Gouveia foi uma alcunha que os meus amigos me puseram quando eu tinha 14 anos, porque fui para uma aula de história com uma bóina que comprei em cuba, igual à que integrava a vestimenta habitual do Guevera, ou pelo menos da imagem com que ele ficou retratado pah história. Nunca soube que ele atentasse nos direitos humanos, mas se calhar fui eu que peguei na bibliografia errada

    Inês, legalização das drogas blablablabla não é igualdade, não são questões politicas. Não de fundo. São bandeiras, e cada um as agita de acordo com o que lhes dá jeito. Para o casamento, acredito sinceramente que caso seja permitido gerará a longo prazo uma realidade social onde as relações homossexuais sejam encaradas com a mesma indiferença que as relações heteróssexuais merecem. Nesse dia, Portugal é um país mais livre, mas nesse dia também o Bloco de Esquerda será (e ainda bem) um partido mais fraco.

    Que se saiba que eu não consumo drogas. E que quem coloca o tema na agenda politica nacional, agora, é parvo.

    Francisco não-sei-quantos, o exemplo do 25 de Novembro é estupido. Duvido que numa altura tão conturbada, estas questões fossem sequer debatidas

    mas tirando isso, apreciei muito o teu ponto de vista. Até me custa assumir, mas às vezes (muito raramente) os gajos de direita têm maior consciencia social do que os wannabe's de esquerda
    Aproveito para dizer que votava PSD à frente do bloco que encontro. E CDS, desde que o portas se vá embora.
    E também que a extrema esquerda me preocupa tanto quanto a ti. Mas eles não tiveram maioria europeia. Mas o bloco de esquerda não foi o segundo partido mais votado em nação nenhuma. Porque o PCP se tornou (felizmente) num partido vestigial. Preocupava-me antes de conhecer os resultados internacionais, o facto de Portugal ser o unico país europeu com uma maioria esquerda no parlamento (onde a dita extrema elege 5 deputados); por motivos de imagem, económicos, seria aos olhos dos investidores estrangeiros o ultimo país em cujo mercado se deveriam efectuar aplicações. Mas agora preocupam-me outras frentes, temo pela minha liberdade enquanto cidadão europeu quando olho para numeros eleitorais que apontam uma grande aderencia a partidos de extrema direita... eu sei o que foi o 25 de Novembro, ouvi-o pela boca do Mário Soares em pessoa. Ainda bem que aconteceu, foi tão ou mais importante do que o 25 de Abril. Mas também sei qua trinta anos antes reinavam ditaduras ferozes e sem piedade por essa europa fora que assassinou milhões de pessoas devido a diferenças na maneira como as pessoas desejavam viver a vida... vou pressupôr que somos todos crescidinhos, e que ninguém quer mandar pretos pós campos de concentração, certo?

    Agora ja me perdi de tentar ler os comentários um a um, e louvar ou criticar (ou deboxar) com as respectivas argumentações. já cá volto

    ResponderEliminar
  30. só agora li, mas tenho mesmo de comentar

    "Drogas: mais uma vez a questão do quem tem dinheiro e quem não tem. Os ricos têm acesso a "boa" droga e os pobres não, arriscando-se a consumir coisas que não são aquilo que eles queriam obter"

    AI CUM CARALHO

    (eu sei que o blog é de bom tom, perdão a sério, mas sou obrigado a praguejar de novo)

    AI CUM CARALHO

    Tu pretendes então institucionalizar o direito constitucional a drogarmo-nos de igual modo? Que chatice, heyn, eu que não me drogo hei-de ficar sempre aquém dos meus direitos sociais! Será que se deveriam instaurar sindicatos de estupefacientes, não sei, organizações que representassem todos aqueles que estão a ser explorados na forma como se drogam, a quem os patrões sem escrupulos não garantem condições para poderem efectuar um consumo digno e em igualdade? Será que merecemos um subsídio de 'broa', um fundo monetário que a entidade patronal nos fornece apenas para fazer uso recreativo de drogas?
    Então se bem percebi, a tua luta pela legalização das drogas leves é para defender todos os 'carochos' do mundo sem posses para consumir melhores drogas.
    Espera
    Então tu defendes a legalização das drogas leves, ou o financiamento das mesmas?
    Bem eu por acaso estou agora a trabalhar com drogas, e tenho um problema. É que sabes, a droga que é mais aclamada pelo publico em geral, é a cocaína. Também é a mais cara.
    E porque o seu consumo tem fortes reprecursões no sistema nervoso central, não é considerada uma droga leve.
    É pesada.
    E por ser muito cara é uma droga tracicionalmente consumida pelas elites. Deixa cá ver se apanhei o teu slogan, ao estilo dos homens da luta, "O POVO QUER É COCAÍNA PAH?"
    Mas então não são as drogas leves que tu queres legalizar. São as drogas todas. As melhores. E financiá-las.
    Epah...

    Conheço bastantes pessoas que iriam aderir a semelhante projecto politico, mas ainda assim a sociedade em geral não o aceitaria - creio eu. É que a droga assim geralmente... faz mal. Sabias?

    Portanto, quando for altura de, e eu tiver de explicar porque motivo concordo com a legalização do consumo drogas leves e respectiva venda em locais autorizados pelo estado, hei-de ter em conta qual o argumento a NÃO utilizar
    E com esta me fico




    (Meus caros, sei que o blog é vosso, e que repudiam a linguagem grosseira e determinados tipos de calão. Usei-os a fim de satirizar o tema discutido. Mas peço-vos por favor que o deixem ficar, sim?=D)

    ResponderEliminar
  31. e concordo com o antónio. em parte. Ter um partido de esquerda a governar, agora, é assustador. Mas a Manuelinha não tem garra pa ser primeira ministra. O partido de centro a governar com maioria, só poderá ser um...=)

    ResponderEliminar
  32. Não foi isso que eu quis dizer e só tem essa leitura quem quer.
    Não estamos a falar de drogas pesadas, primeiro que tudo. Estamos a falar de drogas leves. Eu pelo menos estava.
    E dps, é claro que os traficantes se aproveitam das pessoas. Nada deste mercado é controlado, e podem vender porcaria a dizer que é uma coisa muito boa, etc. Logo, há uma economia paralela e que não tem forma de ser controlada e a proibição não é, obviamente, a solução.
    Para além de que já há estudos que dizem que a Marijuana pode ser utilizada para fins medicinais.
    E como o Jacques disse, se for legalizada, onde é que isso interfere com a tua liberdade individual? Em nada.

    ResponderEliminar
  33. Heys, sou só eu que encontro um paralelismo entre a exploração que é efectuada pelas entidades patronais neste regime opressor e capitalista, e a exploração a que nos submetem os traficantes de droga sem escrupulos?

    São traficantes de droga! Comércio ilegal! A cena é mesmo essa: o gajo tá-te a passar pás mãos uma coisa que é vendida a olho e que veio do cu dum marroquino; e ninguém te obriga a comprar! Repara, eu não corro o risco de ser enganado por um 'paiador' ganancioso, porque não consumo droga! E mencionei a cocaína porque todos os meus amigos que gostam de drogas dizem que a 'branca' é a sua preferida e também a mais dispendiosa. E porque parecia haver uma equivalencia, tipo, os pobres consomem 'chammonte', que é o tipo de axixe mais barato e vulgar, enquanto os ricos tomam a gulosa cocaína. Até acredito que 'todos a queiram' mas porque muitas das pessoas que eu conheço que consomem cocaína não são ricas e gastam uma boa arte das suas posses para se poderem drogar com qualité nem sequer existe uma correspondencia linear entre a realidade social, e excelencia das substancias recreativas usadas.
    Volto a dizer que eu, rico ou pobre, não me drogo por principio, e portanto não sei como é que me ia enquadrar nesse esquema.

    Eu sou a favor da legalização das drogas, mesmo sem as consumir. Só não é uma prioridade, nem uma luta nem um combate pela liberdade e pela igualdade de direitos entre ricos e pobres. Foi a coisa mais estupida que já li.
    Além do mais a aplicação da lei em Portugal é uma miséria em Portugal, há um grande passo entre o que é legislado e o que se concretiza. Therefore, quem se quiser drogar - aqui - droga-se. E aposto que tu sabes disso, não?

    ResponderEliminar
  34. "Só não é uma prioridade, nem uma luta nem um combate pela liberdade e pela igualdade de direitos entre ricos e pobres. Foi a coisa mais estupida que já li."

    LOOOL alguém disse isso? =|=|

    ResponderEliminar
  35. leves ou pesadas...como pode uma pessoa dizer que a droga está acima da educação? Sinceramente, nunca tinha lido alguém a dizer tal coisa. Mas a esquerda, extrema e radical, não pára de me surpreender...

    ResponderEliminar
  36. não ias acreditar, António, da quantidade de pessoas neste país 'afora' que são dessa opinião=X

    ResponderEliminar
  37. sim mas são pessoas que não têm nada na cabeça não é verdade?!

    ResponderEliminar
  38. sim. ideológica e fisiológicamente. não tásaver os efeitos a longo prazo que o consumo de estimulantes do SNC provoca no cerebro: no stanford, comparam o cerebro dum cocaínado ao de alguém que sofre da doença de alzheimer... e é praticamente identico! porra=O

    ResponderEliminar